O piano tem um som magnífico, que pode ser sutil e também robusto, com uma enorme abrangência de notas é capaz de atingir sons agudos, médios e graves. Mas afinal, como é formado o som do piano?

O som é criado pelas batidas dos martelos em cordas, que tem diferentes tamanhos, espessuras e revestimentos. O padrão de um piano é ter 88 notas, sendo as mais agudas formadas por até 3 cordas. Dessa maneira é possível ter um volume mais alto e uma qualidade de som melhor. As cordas que formam os sons mais agudos, conhecidas como planas, são feitas de aço com alto teor de carbono, que substituíram as antigas cordas feitas de ferro.

As notas mais graves são formadas por cordas, conhecidas como bordões, com espessuras diferentes na parte de aço e também um revestimento especial em cobre, podendo ter até duas camadas de cobre. O revestimento é necessário para que a corda não precise de um comprimento muito grande.

E quantas cordas tem um piano? Um piano tem em média 230 cordas, mas alguns podem ter mais de 250 cordas. As cordas ficam presas e tencionadas em uma estrutura formada por madeira e ferro fundido, cada corda pode ter uma tensão entre 70 a 90 quilos, sendo que a estrutura como um todo sofre uma tensão de cerca de 20 mil quilos.

Gostaríamos de saber sua opinião, deixe um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *